Existem centenas de tipos de lâminas de facas e canivetes, alguns desses tipos são utilizados em usos específicos, outros nem tanto. Assim como os tipos de aço, não é bem uma questão de qual o melhor tipo de lâmina que há. É mais uma questão de qual tipo servirá melhor para você quando utilizar sua lâmina.
É comum ouvir que a melhor lâmina é aquela que está no seu bolso. Pessoalmente, eu acredito parcialmente nesse ditado. É logico que alguma coisa é melhor que nada, mas isso não quer dizer que não se possa preparar com um pouco de antecedência qual lâmina levará com sigo.
Hoje nós vamos falar um pouco dos tipos de lâminas mais comuns, seus pontos fortes, pontos fracos e o tipo de uso onde elas se destacam.
tipos de Lâmina
Lâmina Normal
A Lâmina normal ou lâmina de espinha reta é um tipo de lâmina bastante simples. Ela possui uma espinha cega (não afiada) e um fio de lâmina curvo. Por conta da espinha não ser afiada é possível aplicar pressão para aumentar a força do corte. De maneira geral a lâmina normal é boa para fatiar e cortar. Contudo essa mesma espinha cega adiciona peso a lâmina. Portanto, as facas com esse tipo de lâmina tendem a ser um pouco pesadas.
Clip Point
A lâmina em Clip Point é feita quando se junta uma lâmina normal com um afinamento da espinha, formando uma ponta mais fina. Esse tipo de lâmina é usado para cortar com voracidade para alcançar lugares difíceis e ajuda no controle da lâmina. Um exemplo clássico de faca com lâmina em Clip Point é a faca Bowie.
Trailing Point
As lâminas em Trailing Point possuem uma espinha curva bastante característica. Seu o fio da lâmina acompanha a linha da espinha, formando uma curva comumente chamada de “barriga”. Essa “barriga” é normalmente usada para esfolar e remover pele de animais. A curva permite que a faca seja leve se comparadas com as lâminas normais. Esse tipo de lâmina também é muito utilizado em facas de filet.
Drop Point
As lâminas em Drop Point possuem uma curva convexa em sua espinha na região mais proxima a ponta. Ao contrario dos tipos de lâmina Clip Point que possuem uma curva concava. A curva convexa é menos apropriada para perfurar, contudo da a a Drop Point uma ponta bastante resistente. A maioria dos canivetes modernos possuem lâminas em Drop Point, pois é uma ponta eficaz para a maioria das tarefas.
Spear Point
Lâminas em Spear Point tem como característica chave a simetria. Ou seja, possuem duas corvas convexas de cada lado que se juntam no centro, formando a ponta. Esse tipo de lâmina pode ser afiado de um lado ou dos dois. Em canivetes a lâmina normalmente é afiada em apenas um lado, com exceções de OTFs. A maioria de lâminas em Spear Point é usada em adagas ou facas de arremesso.
Needle Point
As lâminas em formato Needle Point também possuem um formato simétrico, contudo ao contrario da Spear Point, possui duas curvas concavas para formar sua ponta. Lâminas em Needle Point tendem a ser a não ser muito resistentes. Esse tipo de lâmina também é muito utilizado em adagas para combate corpo a corpo.
Spey Point
Lâminas com Spey Point possuem esse nome pois anteriormente esse formato de lâmina era muito utilizado para a castração de animais,(spey em inglês). Elas possuem um fio estreito que se curva para cima e se encontra com um pequeno clip na espinha. Esse tipo de lâmina não forma realmente uma ponta. Portanto não é um formato bom para perfuração, mas é excelente para esfolar animais.
Tanto
As lâminas do tipo Tanto possuem um fio em chisel inspirada pela espada japonesa Katana que forma uma ponta bastante resistente. O nome Tanto originalmente se referia a ponta de uma espada samurai que era excelente para perfurara armadura. As facas com lâmina tanto não possui “barriga”, assim não são grandes fatiadoras. No entanto compensam esse fato por serem excelentes perfuradoras e possuírem uma ponta muito resistente. Você encontrará uma grande variedades de lâminas do tipo Tanto, elas se tornaram muito populares em facas e canivetes táticos.
Sheepsfoot
Uma lâmina do tipo Sheepsfoot é praticamente o inverso de uma lâmina do tipo Normal. Ou Seja possuem uma lâmia com fio reto e uma espinha com uma curva concava acentuada ao chegar perto da ponta. As facas que possuem essa lâmina podem ser facilmente controladas ao colocar o dedo um pouco antes da curvatura da espinha. Elas são excelentes para cortar, mas não possuem uma ponta muito afiada (o que pode ser considera um beneficio em situações para evitar perfurações acindetais).
Wharncliffe
Wharncliffe é um dos tipos de lâmina com grande espessura. O formato de sua lâmina é muito similar ao Sheepsfoot, contudo a curvatura da lâmina do Wharncliffe se inicia muito antes.Facas com esse tipo de lâmina são muito utilizadas por marinheiros e velejadores, pois o formato da lâmina foi desenvolvido para que eles não se esfaqueasem por acidente quando arremeçados pelas ondas.
Pen Blade
Lâminas em Pen Blade ou formato de caneta são muito utilizadas em pequenos canivetes. Elas são similares a lâminas em Spear Point, mas possuem uma curvatura mais gradual. Um lado é afiado e o outro não, exatamente como o seu Canivete Suíço.
Muito bacana o texto, valeu por compartilhar informações.
Dúvida de iniciante: a parte de cima da lâmina clip point é afiada também?
Lâminas do tipo “clip Point” podem ter fio no dorso, o que melhora a penetração, muito usado em facas de combate, ou podem ter “falso fio”, ou seja, desbastes nas laterais destas regiões próximas à ponta, mas que não formam fio, com fins mais estéticos, muito usado em facas de uso geral.
Muito bom para bems increveu represemta bem as laminas
Realmente excelente o conteúdo! Obrigado!