Como Afiar Faca

Como Afiar Faca - Como Afiar Facas - Como Afiar Canivetes

Dizem que uma faca afiada é a melhor amiga do Homem, por isso montamos esse guia de como afiar faca. Vamos falar tudo que você precisa saber para que sua faca afiada como uma navalha.

Primeiramente temos que dizer que existem inúmeros métodos e sistemas de afiação. Vamos tratar aqui dos mais comuns, que trazem bons resultados.

Teoria da Afiação

A teoria de como afiar faca na realidade não é muito complexa. De uma maneira geral, afiar é retirar material da lâmina de sua faca ou canivete. Assim, para retirar esse material deve-se esfregar a lâmina em um material mais duro que ela, no caso uma pedra de afiação. Chamamos de passada cada vez que se passa esfregando a lâmina na pedra. Ao manter sempre o mesmo ângulo da lâmina com a pedra nas passadas começa-se a fazer o chamado fio da lâmina. A palavra chave para a afiação é CONSISTÊNCIA. Quanto mais consistente for sua força e seu ângulo durante elas, melhor ficará o seu fio.

Normalmente, Se utiliza mais de uma pedra para fazer uma boa afiação na lâmina. Cada pedra possui uma granadura diferente e assim, progressivamente, cada pedra retira cada vez menos material da lâmina. Para manter um fio simetrico nos dois lados da lâmina é sempre bom contar o número de passadas feitas em cada lado. Após fazer as passadas com aprimeira pedra (de baixa granadura) deve-se trocar para a proxima pedra, de granadura maior. Faz-se novamente as passadas e troca-se a padra para outra de granadura ainda maior.

A repetição desse processo se traduz no basico da afiação. Contudo, existem diferentes sistemas e métodos utilizados para que a afiação fique melhor, mais rapida e eficiente.

Os Ângulos de Afiação

Saber o ângulo do fio da sua faca é muito importante, o ângulo pode melhorar ou prejudicar a funcionalidade de sua faca. Se você não souber o ângulo a de sua faca, tente manter o ângulo que veio de fabrica apoiando todo o fio da lâmina sobre a pedra ao fazer uma passada. Se mesmo assim não consegir observer onde o material da lâmina está sendo removido. Utilize uma canete de marcar CDs para fazer um linha em todo o fio da lâmina. Assim, você consiguirá ver onde o material está sendo removido e poderá ajustar o ângulo de afiação conforme as passadas.

Ângulos de Afiação

Como Afiar Faca a Mão Livre

Como afiar faca a Mão Livre

A afiação a mão livre é o metodo de afição mais antigo e conhecido. Esse metodo é muitas vezes o preferido por aficionados e colecionadores facas. Contudo ele pode ser tanto relaxante como muito frustante. É normal que no aprendizaddo de qualquer atividade manual frustações e decepções aconteçam. Exatamente por isso que criamos este guia.

Ademais, recomendamos que, no começo, se utilize uma faca que não irá se importar se estragar o fio, exatamente para minimizar as frustrações iniciais. Só quando você já estiver seguro e confiante de suas habilidades no método comece a afiar suas facas mais queridas.

Existem três tipos diferentes de pedras de afiar: Pedras secas (não necessitam de liquidos), pedras molhadas (necessitam de óleo minaral) e pedras d’agua (necessitam de água). No passo a passo vamos falar de como afiar facas com as pedras d’água, que as as mais faceis de se encontrar.

Passo a passo

  1. Deixe suas pedras sob a água:
    Quando for utilizar pedras d’água para afiar suas facas, é essencial que as deixe mergulhadas sob a água por pelo menos 45 minutos antes de usá-las. Se elas não estiverem totalmente encharcadas, como elas são muito porosas, secarão durante a afiação. Assim, se as pedras secarem durante a afiação seus poros podem causar dentes e lascas na lâmina de sua faca.
    Como Afiar Faca 1- Pedras sob a água
  2. Prepare seu Local:
    Coloque uma toalha sobre uma tábua de cortar, depois posicione sua pedra sobre a toalha. Dessa maneira impediremos que a água escorra e que sua pedra deslise. Mantenha um recipiente com água por perto para manter sua pedra constantemente umedecida durante o processo de afiação. A pedra deve ser posicionada com o lado menor virada para você.
    Como Afiar Faca 2- Prepare o seu local
  3. Comece as passadas:
    Comece a afiar com a sua pedra de granadura menor. Posicione o calcanhar de sua faca no lado mais distante da pedra. Segure a lâmina com as duas mãos de maneira gentil, mas firme. A lâmina deve formar com a pedra um ângulo entre 15° e 20°. Usando uma pressão uniforme, lentamente arraste a faca sobre a pedra em sua direção ao longo do comprimento da pedra enquanto simultaneamente move a faca de forma que o ponto de contato se mova em direção à ponta da lâmina.
    Como Afiar Faca 3- Comece as passadas
  4. Mantenha a Concistencia:
    Tenha atenção para manter um ângulo consistente entre 15° e 20° ao passar a lâmina da faca sobre a pedra. A preção inserida na lâmina deve ser firme, mas gentil. A lâmina deve deslizar suavemente pela pedra enquanto você a puxa em sua direção nas passadas. Quanto mais constante for seu ângulo, presão e movimento, melhor ficará sua afiação.
    Como Afiar Faca 4- Mantenha a Concistencia
  5. Atenção ao Movimento:
    Cada passada deve terminar com a ponta da faca tocando o final da pedra. Levante a faca, recoloque o calcanhar da lâmina no lado afastado da pedra e repita, puxando a lâmina para você.
    Como Afiar Faca 5- Atenção ao Movimento
  6. Observar Água com Detritos:
    Conforme for repetindo as passadas, uma fina película de água com aparência de lama deve se acumular sobre a pedra e no fio da lâmina. Este líquido abrasivo vai gradualmente retirar o material da borda da sua lâmina, afiando-a.
    Como Afiar Faca 6-  Observar Água com Detritos
  7. Verifique a Rebarba:
    À medida em que for repetindo as passadas, eventualmente uma pequena rebarba aparecerá do outro lado da lâmina. Para verificar se a rebarba se formou coloque o fio da lâmina no seu polegar e deslise-a para trás. Como se estivesse passando mantega no pão, conntudo apenas com fio da lâmina. Se a rebarba já tiver se formado, ela fisgará levemente seu polegar (com pedras de alta granadura, 2000 ou mais você não sentirá a rebarba).
    Para que a rebarba se forme pode levar de 30 a 40 passadas. Ela é a indicação de que você deve começar a afiar o outro lado da lâmina.
    Como Afiar Faca 7- Verifique a Rebarba
  8. Comece o Outro Lado:
    Para afiar o outro lado, coloque o calcanhar da lâmina no lado mais proximo da pedra, novamente mantendo um ângulo de 15° a 20°. Gentilmente empurre a lâmina para longe de você enquanto simultaneamente a arrasta na pedra em direção à ponta da lâmina.
    Como Afiar Faca 8- Comece o Outro Lado
  9. O Movimento do Outro Lado:
    A sua passada deve terminar com a ponta da lâmina no lado mais afastado da pedra, mantendo o mesmo ângulo de 15° a 20°. Lembre-se de molhar a pedra conforme ela começar a secar. Repida o mesmo número de passadas que realizou no outro lado, ou até formar a rebarba.
    Como Afiar Faca 9- O Movimento do Outro Lado
  10. Troque de Pedra:
    Após afiar os dois lados de sua faca, você deve trocar de pedra para uma de granadura maior. Algumas pedras possuem uma especie de dupla face, com uma granadura diferente em cada lado. Se esse for o seu caso, apenas troque a face da pedra e repita os passos 3 a 10.

Afiadores Guiados

Afiadores Guiados são excelentes para quem não quer ter que se preucupar com adivinhar ângulos, ou criar memoria muscular com o movimento das passadas de afiação.

Spyderco Sharpmaker

Spyderco Sharpmaker

O Spyderco Sharpmaker é um excelente sistema de afiação em que é possivel afiar diversos tipos de lâmina de facas e canivetes. Ele possui uma base com encaixes para ângulos de 30° e 40°.

Demora um pouco para se acostumar com o metodo de afiação do Sharpmaker. Por isso sempre recomendamos testar suas abilidas primeiro em facas que você não se importa muito, para pegar a prática.

Afiando com Sharpmaker

  1. Quinas das Pedras de afiação Inicial – Coloque as pedras nos encaixes do ângulo que mais se aproxima do ângulo original da sua lâmina. Utilize as pedras marrons primeiro, posicioneas de maneira que as quinas das duas pedras estejam apontadas uma para a outra. Com a faca reta e fio para baixo, faça a passada do calcanhar da faca a sua ponta, passando por toda a extensão da pedra, com cuidado para não bater a faca na base do afiador. Faça um lado, depois o outro, auternadamente. 20 passadas de cada lado devem ser o suficiente para a afiação inicial.
  2. Parte Plana das Pedras de afiação inicial – Repita o passo 1. Contudo, agora com a parte plana das pedras.
  3. Pedras de finalização – Repita o passo 1 e 2. Contudo, agora com as pedras brancas para dar acabamento a afiação.
Afiando Com Sharpmaker

Lansky Sharpenig Sistem

Afiador Lansky

Um pouco diferente do Spyderco Sharpmaker, o sistema do guiado da Lansky é um sistema guiado classico. Onde as pedras são adicionadas ao encaixe ao qual se tem um movimento guiado de afiação. No sistema guiado da Lasnky a lamina é fixada por um grampo. Fazendo que com que a afiação fiquei ainda mais constante.

Afiadores Motorizados

Bem vindo ao mundo dos afiadores motorizados. É preciso muito cuidade ao utilizar esses sistemas de afiação para não esquentar demais a lâmina e estragar a tempera. É a tempera da propriedades essenciais ao aço da sua faca, como dureza, e retenção de fio.

Ken Onion Work Sharp

O é uma das melhores opções de afiação para sua casa ou oficina. Assim como outros sistemas de afiação motorizada o Ken Onion Work Sharp afia rápidamente suas facas de maneira facil e segura. vale lembrar que é importate ter cuidade na hora de afiar suas faca para não aquecer de mais a lâmina e estragar sua tempera.

Afiador Ken Onion Work Shark

Afiando com o Ken Onion Work Sharp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *