Publicado em

Tipos De Facas e Canivetes

Tipos de Facas e Canivetes

Atualmente com diferentes tipos de facas e canivetes, é fácil encontrar informações aparentemente ilimitadas sobre esses produtos. Mas por sorte, fizemos esse guia dos tipos de facas e canivetes para ajuda-lo com o básico!

Primeiramente temos que analisar que canivetes são um tipo específico de facas. A diferença é que facas, como as conhecemos, possuem lâminas fixas e canivetes não. Assim os cinco tipos básicos de facas são:

Facas de Lâmina Fixa

Facas de lâminas fixas são os tipos de facas que, como dito anteriormente, apenas possuem uma lâmina fixa com um cabo para as mãos.

Os tipos de facas de lâmina fixa mais populares são:

  • Facas de Pescoço – As facas de pescoço são facas de porte pequeno e médio que você pode usar com uma corrente ou corda em volta do pescoço, assim como um colar, a faca estará sempre com você e pode ser usada para fins de sobrevivência, EDC ou defesa. Por serem muito discretas, parecem um colar para as pessoas que a veem. Este tipo de faca da segurança a quem a carrega, sem alarmar outras pessoas.
  • Adagas – Adagas são facas que possuem afiação nos dois lados. Conhecidas também como facas de dois gumes. Essas facas são normalmente utilizadas para a defesa pessoal no exercito e forças especiais. Um tipo muito comum de adagas são as Push Daggers, onde o usuário as utiliza como se socasse seu adversário.
  • Facões – Facões são facas de grande porte, normalmente Full Tang. Eles são usados majoritariamente em atividades rurais por todo o mundo. Nomes de estilos de facões variam e muitas vezes se sobrepõem. Os estilos mais populares de facões são: Barong, Billhook, Bolo, Bowie, Bush, Cana, Colima, Hawkbill, Kukri, Panga, Parang
  • Facas de Caça – Facas de caça variam em diferentes tamanhos, formas e estilos. Mas normalmente são facas de lâmina fixa (não canivetes) por serem mais fácil de se manter e limpar. Essas facas são consideradas facas multitarefas e costumam ser bastante resistentes. Comumente grandes para serem utilizadas de forma quase que abusiva, as facas de caça costumam ser bastante resistentes.
  • Facas Bowie – Esse estilo de faca foi criado por James Black para Jim Bowie nos final do século XIX e possui características chave como uma lâmina com mais de 20cm em formato Clip Point. Historicamente possuíam a espiga escondida, mas hoje, as Bowie modernas costumam ser Full Tang.
  • Facas Táticas – Facas táticas normalmente possuem sistemas de fácil acesso, como bainhas de kydex ou canivetes automáticos. Seus tamanhos variam bastante, pois podem servir para diferentes propósitos, como reagir a uma emboscada ou resgatar uma pessoa em perigo. Um fator bastante comum nesse tipo de faca é a facilidade de ser manuseada com luvas, pois seu usuários normalmente as vestem.
  • Facas de Combate – Facas de combate são muito utilizadas pelas forças armadas. Para um soldado elas podem ser a última opção entre a vida e a morte. Por isso normalmente possuem um balanço mediano entre a lâmina e o cabo. Majoritariamente Full Tang, adicionalmente podem possuir também um encaixe para baioneta.
  • Facas de Acampamento – Facas de acampamento normalmente são facas de porte mediano, pois são utilizadas para fazer fogo, preparar comida, pesca, cortar arbustos e até mesmo construir abrigos. Elas tendem a não ser muito pesadas, nem muito delicadas para que possam ser usadas com facilidade, mas sem correr o risco de danifica-las. Possuem lâminas em estilos simples e de fácil afiação, portanto geralmente não possuem lâminas serrilhadas.

Assim, facas podem variar em tamanho, forma e materiais. É por isso que existem diversos usos para cada um desses tipos facas.

Prós de Facas Contras de Facas
Fácil Manutenção Porte Ostensivo
Alta Resistência Possuiem Bainha
Muitas Variações

Usos de Facas de Lâmina Fixa

Certamente existe um tipo de faca para cada situação. Enquanto as facas de pescoço são excelentes para um porte tático e furtivo, os Facões são ótimos para cortar grandes plantas e pequenas árvores. Muitas facas também são ótimas para pesca, caça e acampamento. Ou seja, você pode encontrar uma faca para qualquer uso que for realizar. Desde que o realize com responsabilidade.

Canivetes de Abertura Manual

Canivetes de Abertura Manual são os tipos de facas que possuem lâminas que dobram para dentro de seu cabo, protegendo assim o seu fio. Muitos desses tipos de canivetes possuem um mecanismo de trava para permanecerem abertos. Ademais todos os canivetes manuais possuem um mecanismo para manter a lâmina fechada e segura no seu bolso.

Assim, você pode observar na imagem ao lado a esfera de retenção que é usada para manter o canivete na posição fechada. Certamente esse é o mecanismo de “manter fechada” mais utilizado entre os fabricantes. Ele funciona com a esfera de retenção correndo pela lâmina enquanto está sendo fechado. Então, quando o canivete está totalmente fechado, a esfera engaja em um pequeno orifício.

Prós de Canivetes Contras de Canivetes
Porte Discreto/ Compacto/ Conveniente Partes moveis podem reter sujeira/ areia/ chiclete
Muito Confiável Muitas partes moveis = Possibilidade de falha
Protege o fio da lâmina Pequenas lâminas, menor espaço
Requer Manuntenção do Pivo

Usos de Canivetes de Abertura Manual

Exatamente! Você adivinhou, a maioria das pessoas utiliza canivetes principalmente para EDC (Everyday Carry). Os usos mais comuns incluem atividades diárias assim como: Abrir caixas contendo facas recentemente adquiridas no Facas HQ, mostrar para os amigos, ou cortar uma maça. Emfim é uma lâmina que sempre está a mão.

Canivetes de Abertura Assistida

Canivetes de Abertura Assistida são os tipos de facas que se abrem com um mecanismo que necessita de uma pequena ajuda do usuário. Assim, essas facas possuem uma mola ou uma barra que coloca tenção na lâmina, então quando o usuário abre a lâmina em um ângulo aproximado de 30°, o mecanismo abre a lâmina por completo.

Prós Abertura Assistida Contras Abertura assistida
Fácil de abrir com uma mão Mais partes moveis que podem se desgastar e quebrar
Abrem mais rápido que abertura manual Possibilidade de abrirem no bolso (EXTREMAMENTE RARO)

Usos de Abertura Assistida

Canivetes com abertura assistida começaram a aparecer nos Estados Unidos como uma maneira de burlar a leia americana que proíbe, em alguns estados, canivetes de abertura por botão (Federal Switchblade Act of 1958). Pelo fato de suas lamianas não serem abertas por um botão, mas pelo empurrar da própria lâmina, essa lei não os considera facas automáticas em muitos estados americanos. Portanto, muitas pessoas utilizam canivetes com abertura assistida como utilizariam os de abertura manual. Certamente é uma coisa muito satisfatória um canivete assistido — O som, a ação rápida e o tranco! — É quase como um sonho.

Canivetes Automáticos

Canivetes Automáticos são tipos de facas que as lâminas abrem com o apertar de um botão. Também existem algumas variações em que a lâmina se abre ao empurrar uma alavanca no cabo. Os dois tipos básicos de facas automáticas são as que as lâminas abrem pelos lados e as que as lâminas abrem pela frente (OTF).

Abertura Lateral

Canivetes automáticos de abertura lateral possuem, logicamente, uma lâmina que se abre por um dos lados do cabo quando o botão é apertado. Essa ação rápida faz com que a lâmina esteja sempre a fácil acesso.

Usos de Automáticos de Abertura Lateral

Canivetes automáticos de abertura lateral são projetados primordialmente para as forças armadas, policiais e bombeiros. Mas o que todos eles em comum? Situações de emergência podem acontecer a qualquer instante, se eventualmente você se encontrar preso em um carro afundando no rio, vai ver que segundos contam. Canivetes automáticos são projetados para abrir rapidamente para as pessoas que precisam dessa velocidade.

OTF – Abertura Frontal

OTF (Out Of Front) quer dizer em inglês “saem pela frente”. Estes tipos de facas são canivetes que possuem lâminas que se abrem pela frente do cabo da faca. Meio logico, não é? Facas OTF são um estilo de canivetes automáticos em que o botão ativa uma mola que automaticamente abre a lâmina.

Existem dois tipos de Canivetes OTF:

  • Ação Simples – A lâmina se abre com o apertar, ou de deslizar, de um botão. Mas para fechar, requerem uma retração manual.
  • Ação Dupla – A lâmina se abre com o apertar, ou de deslizar, de um botão. E se fecha apertado ou deslizando esse mesmo botão.

Usos de OTF

Os canivetes OTF são excelentes para um EDC leve ou normal. Existem vários estilos de lâminas para canivetes OTF, contudo, as lâminas em formato de adaga (afiadas dos dois lados) são as que as pessoas mais adoram.

Abertura Lateral OTF
Prós
  • -Abertura rápida da lâmina
  • -Legais de usar
  • -Fáceis de abrir com uma mão
  • Excelentes para situações de emergência
  • -Abertura rápida da lâmina
  • -Legais de usar
  • -Fáceis de abrir com uma mão
  • -Normalmente possuem um quebrador de vidro
  • -Design compacto e retangular
Contras
  • -Mais partes moveis que podem se desgastar e quebrar
  • -Possibilidade de abrirem no bolso (EXTREMAMENTE RARO)
  • -Normalmente não podem ser usados se uma das partes quebrar
  • -A lâmina pode sair do trilho se bater em alguma coisa antes abrirem totalmente
  • -Não tão fortes quanto os outros tipos
  • -Mais partes moveis que podem se desgastar e quebrar

Canivetes Butterfly

Canivetes Butterfly são tipos de facas que possuem dois cabos que giram ao redor de sua lâmina. Esse tipo de faca é muito popular para uso recreativo.

Prós Canivetes Butterfly Contras Canivetes Butterfly
Legais de usar Não tão práticos quanto os outros tipos
Podem ser usados como facas funcionais Requerem certa prática de uso

Usos de Canivetes Butterfly

Apesar de canivetes butterfly poderem ser usados como outras facas, o seu uso primordial é recreativo. Jovens adoram brincar com eles e com uma rápida busca no Youtube, pode-se encontrar centenas de videos.

Tipos de Facas Com Multiplos Estilos

  • Karambits são facas de defesa pessoal. É possível encontra-las nos como facas de lâmina fixa, canivetes manuais, automáticos e até mesmo canivetes butterfly.
  • Facas de pescoço são normalmente facas compactas de lâmina fixa.
  • Facas de Caça são facas de lâmina fixa, canivetes manuais ou automáticos que são projetadas para atender as necessidades do caçador. Assim, a maioria dessas facas possuem uma lâmina fixa com uma leve curva, se encaixam em uma bainha e são bastante robustas.
  • Facas de Pesca são facas de lâmina fixa e canivetes manuais que são projetadas para diversos usos: Desde cortar linha até preparar o peixe para o banquete.
  • Facas Bowie são facas que normalmente possuem uma lâmina afiada dos dois lados na ponta da lâmina. Esse tipo de faca é muito popular e é possível encontra-las em todos os tipos de facas mencionados.
  • Multi-Tools normalmente contem diversas lâminas, assim como outros tipos de ferramentas como chaves de fenda e philips. Dois exemplos muito comuns são os canivetes suíços e os canivetes Leatherman.
  • Facas de Mergulho são facas feitas especificamente para esse tipo de uso. Então são produzidas com materias que não enferrujam ou são extrememente restente a ferrugem. Pode-se encontra-las em como facas de lâmina fixa e canivetes de abertura manual. Ademais, são projetadas para ajduar o mergulhador em qualquer impecilio que ele possa encontrar.
  • Facas de Arremesso, Machados e Estrelas são projetadas para o serem arremessadas. Assim, muitas pessoas as usam de maneira recreativa. Contudo, vale lembrar que existem profissionais especializados em seus arremessos.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *